quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Museu marinho emerge das profundezas do mar para o metaverso

Uma combinação de arte, interatividade e ciência são os ingredientes principais do museu da vida marinha Abyss do Second Life. Uma verdadeira jornada pelas profundezas dos oceanos, elaborada para mostrar aos visitantes toda a riqueza que os mares do planeta reservam.

O passeio é dividido em duas partes: uma submarina e outra no deck flutuante. A parte submarina é subdividida por profundidades, onde o visitante caminha em plataformas de vidro e metal, parecidas com cápsulas gigantes. Através das vidraças, criaturas marinhas fazem um balé aquático. A cada andar, há um teletransportador que leva para profundidades cada vez mais obscuras repletas de criaturas misteriosas.


Tudo é acompanhado por imagens e textos em inglês sobre a vida marinha, com links diretos para vídeos e sites interessantes sobre o tema. Na cápsula mais profunda o museu disponibiliza uma caminhada pelo solo abissal, com um jardim de estranhas formas de vida e um polvo gigantesco enrolado sob o pé de uma montanha. Para chegar lá direto sem descer cada andar do museu há um elevador panorâmico no deck superior.


Na parte a céu aberto do Abyss há um museu de submarinos de pesquisa, com fotos e réplicas dos primeiros transportes que o homem criou para mergulhar sob altíssimas pressões. Galerias de fotos contam como os oceanos de comportam nas cheias, em furacões e tempestades. Há também muitos alertas sobre a poluição dos oceanos e o perigo que isso traz ao frágil ecossistema marinho.


Uma pequena coleção de arte, com gravuras e pinturas, fica exposta no andar superior do deck. Há também cantinhos para se sentar e admirar o mar, que encanta o homem por sua riqueza e tantos mistérios que ainda reserva sobre a vida no planeta.



Nenhum comentário: