quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Moscou mostra um lado diferente no Second Life

Terra da vodka, de grandes escritores e do socialismo, a Rússia deixa sua marca pelo mundo. No metaverso, Moscou, a capital da ex-USSR tem sua ilha própria dentro do Second Life e busca recriar um pouco da magia da terra distante e gelada.


Aparentemente ainda em construção, a Moscou do SL já possui muitos de seus cartões postais reproduzidos na grande Praça Vermelha. A arquitetura grandiosa de suas estruturas está lá, e mesmo que não se possa entrar dentro destes lugares, são bonitos o suficiente para justificar o passeio.



A torre do relógio Spasskaya, construída em 1491, e o grande relógio do Kremlin ficam defronte à Praça Vermelha. Logo na lateral está o inconfundível mausoléu onde repousa o corpo embalsamado de Vladimir Ilyich Lênin dentro de uma caixa de vidro em uma sala toda negra. Quem quiser chorar a morte do líder dos soviéticos pode acampar ali diante do mausoléu e ainda ganhar alguns Lindens.



O que mais chama atenção é a gigantesca pista de dança montada bem em frente ao mausoléu, talvez uma prova indireta de que os russos não guardam muito rancor do regime socialista, que caiu em 1989. Seguindo esta linha de contrastes, há um shopping imenso para quem quer gastar. Com arquitetura típica e até a imagem clássica ortodoxa de Jesus Cristo na entrada, o shopping é especializado em artigos de luxo, como pode se ver pelo Rolls-Royce à venda logo na entrada.



A Catedral de São Basílico reproduz no Second Life suas 9 cúpulas coloridas, construídas em 1560, com uma beleza à parte. A estátua de bronze, colocada em um florido jardim diante à Catedral, representa o encontro entre o príncipe Dmitry Pozharsky e o líder Kuzma Minin, que uniram o povo russo em 1610 durante o famoso Tempo de Dificuldades que abalou a Rússia no séc XV.




Moscou é mais um destino no Second Life que oferece lazer, história e beleza arquitetônica.

Nenhum comentário: