quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Basílica de Assis impressiona também no SL

São Francisco de Assis é um dos santos mais populares da Igreja Católica por seus ensinamentos de humildade e amor. Em sua homenagem, foi erguida na cidade de Assis, na Itália, a Basílica de San Francesco, no ano de 1228, logo após a canonização de São Francisco. Já a Basílica do Second Life foi inaugurada em setembro de 2007, pelo usuário Golan Holder, e é atração obrigatória para quem aprecia arte, história, arquitetura e fé.



A construção é extremamente realista tanto no exterior, com suas enormes torres de aspecto medieval, quanto no interior, repleto de arte sacra. A Basílica possui dois andares: o superior é decorado com uma série de 28 afrescos feitos pelo famoso artista italiano Giotto, que contam a história da vida de São Francisco. No Second Life o visitante pode obter mais informações sobre cada afresco clicando nele com o botão direito e usando o comando de toque. Se o visitante quiser um tour mais detalhado com um guia falado e descrições das obras, pode comprar um "HUD" que está à venda por $L299,00 na entrada principal, disponível apenas em inglês e italiano.




No andar inferior há uma série de afrescos encomendados pelas famílias ricas da região e 5 pequenas capelas dedicadas a diferentes santos. Bem no centro está a escada que leva à cripta de São Francisco de Assis, uma tumba de pedra antiga cercada por uma estrutura de mármore.




Defronte à entrada da Basílica Superior, está o famoso jardim onde a folhagem é podada para formar a palavra PAX (paz, em latim) e a Cruz Franciscana. Na lateral da Basílica, está o Sacro Convento da Ordem Franciscana, com sua imponente muralha e 53 arcos romanos. O Convento não é aberto a turistas na vida real mas no Second Life o visitante pode percorrer suas salas e pátios livremente e apreciar a arquitetura romanesca e gótica do complexo.



Fora dali, atrás do bosque, existe uma pequena cidade medieval, ainda em construção, que abriga a prefeitura da cidade e reproduz o gabinete do prefeito nos mínimos detalhes. Logo adiante da cidade há uma lojinha de bicicletas gratuitas, para quem quiser pegar uma magrela e passear ao ar livre.


A visita à Basílica é um programa indispensável para entender como o Second Life pode gerar coisas incríveis e interessantes, muito além de um passatempo. E um toque aos visitantes: não liguem o rádio durante o passeio. A rádio de música folk em nada tem a ver com o lugar e quebra bastante o clima. Prefira o silêncio, ou canto gregoriano (para os mais entusiasmados).

Nenhum comentário: